Ceará 2014

Saiba o nome das bolas das Copas do Mundo anteriores

Bolas começaram a receber nomes desde a Copa do Mundo de 1970

por - postado em 02/09/2012
100621_jabulani_a_vez_da_bola

Com a definição do nome da bola para a Copa de 2014, essa será a decima segunda bola que terá nome próprio. Brazuca é como ela será chamada. Mas você sabe o nome das bolas anteriores que vem sendo usadas desde 1970?

 

 

1970/1974 – Telstar: Seu design com gomos pintados em preto e branco foi projetado principalmente para as transmissões dos jogos, já que a maioria das televisões da época era em preto e branco.  O nome Telstar foi inspirado no satélite de mesmo nome, o primeiro satélite de comunicação.

 

 

1978 – Tango: É introduzido um novo design que será utilizado para os próximos vinte anos, vinte painéis idênticos “criado tríades”. O nome é em relação a cultura da Argentina.

 

 

1982 – Tango España: Esta bola era de de couro genuíno, a última deste tipo a ser utilizado em uma Copa do Mundo. Nome também derivado da dança.

 

 

1986 – Azteca: O nome Azteca vem da cultura do México, os Astecas.

 

 

1990 – Etrusco Unico: O nome e o desenho da bola teve sua inspiração na história antiga da Itália e da arte dos etruscos.

 

 

1994 – Questra: Este foi o nome dado a uma família de bolas de futebol produzidas originalmente pela Adidas para grandes eventos internacionais em meados da década de 1990. O nome foi derivado de uma palavra antiga que significa “a busca para as estrelas.”

 

 

1998 – Tricolore: Foi a primeira bola multicolorida, seu desenho era composto por tríades azuis com galos em desenho estilizado. A bandeira tricolor e o galo são ambos símbolos tradicionais franceses.

 

 

2002 – Fevernova: Foi apresentada como o maior avanço no design de bolas de futebol desde a bola Tango, usado na Copa do Mundo de 1978, na Argentina, seu colorido e revolucionário design é inteiramente baseado na cultura asiática.

 

 

2006 – Teamgeist: A bola oficial da Copa de 2006 era chamada de Teamgeist (espírito de equipe em alemão).

 

 

2010 – Jabulani: Significa “Trazendo alegria para todos” em IsiZulu, língua banta, original do povo zulu. O IsiZulu é uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. Para a final da Copa do Mundo da África do Sul a bola oficial foi a Jo’Bulani. O nome é um trocadilho de Joanesburgo (cidade da final do Mundial de 2010) com Jabulani (bola oficial da Copa do Mundo de 2010).

 

 

2014 – Brazuca: Em votação realizada pelo povo brasileiro, esse nome foi escolhido entre outras duas. Seu design será revelado em dezembro de 2013.

[Confederações] [Esportes] [Na Cara do Gol] [Esportes] [Na Cara do Gol]

Deixe seu comentário:

  • http://www.facebook.com/dpott1 Delson Pott

    Deveria ser feito uma campanha com premiação de viagens acompanhando a seleção pelo Brasil, em todos os jogos….com tudo pago, mais um prêmio em dinheiro, para cobrir as despesas decorrentes de uso do tempo,e materiais para se chegar ao modelo final…..os quais fariam parte do material a ser entregue no concurso.!!!????? Delson Pott

    • raul

      to fazendo uma pesquiza

  • gyovana sanches

    adorei ,tinha q fazaer um trabalho sobre copa do mundo e aqui fiz completamente tudo =)

  • carla

    obg fez um para casa perfeito valeu ^^

  • michele

    Muito obrigado, ajudou muito no trabalho da minha irmã

  • kythgm b

    muito obrigada me ajudou bastante no meu trabalho da escola

  • Meiry

    muito obrigada me ajudou bastante no meu trabalho da escola

  • heloisa

    muito obrigada me ajudou bastante no meu trabalho da escola

90 Minutos - Tudo Sobre a Copa

Newsletter

Cadastre-se e antecipe as jogadas!

TV DN

Facebook

Dicionário Cearense

Custar:

Demorar

Pão sovado:

Pão de massa fina