Ceará 2014

Região Nordeste: A mais beneficiada com a Copa do Mundo

Visibilidade do evento poderá colocar a região nos olhos do mundo

por - postado em 19/03/2013
Nordeste

Os tempos são outros, de 1930 quando a Copa do Mundo teve sua primeira edição até hoje muita coisa mudou. A Copa do Mundo se agigantou a ponto de se tornar o maior evento esportivo de todos, diversos países lutam pelo direito de sediar a competição que dá  grande visibilidade à sede e faz com que o país se modernize em termos de infraestrutura e em outros setores.

 

A Copa do Mundo de 2014 será a segunda realizada no Brasil, a primeira vez aconteceu em 1950. Nesta época a Confederação Brasileira de Desportos(atual CBF) escolheu os locais em que as partidas seriam disputadas. Foram escolhidas seis sedes, cinco delas nas regiões sul/sudeste. Recife foi a única cidade fora deste eixo a receber a Copa, e mesmo assim foi apenas um jogo, a vitória do Chile por 5-2 sobre os Estados Unidos.

 

De lá até a Copa do Mundo de 2014 terão completados 64 anos, e o cenário mudou bastante. Agora com a FIFA como encarregada de escolher as sedes, 22 cidades brasileiras se candidataram a receber os jogos, sendo elas 7 nordestinas. Porém João Pessoa e Teresina foram eliminadas e Maceió desistiu, sobrando Fortaleza, Salvador, Recife e Natal.

 

Castelão foi o primeiro estádio da Copa a ser concluído

Ao contrário do que muitos pensavam, a FIFA oficializou as quatro capitais nordestinas como subsedes da Copa do Mundo. Isso torna o Nordeste a região com mais cidades no evento, seguida pelo sudeste com 3. O turismo vem como o ponto mais forte da região, a proximidade com a Europa e Estados Unidos e o fato de serem cidades costeiras favorece a vinda dos estrangeiros por meios maritmos.

 

A região Nordeste é também a com mais representantes na Copa das Confederações, das seis sedes três são nordestinas. Dos 16 jogos do evento-teste, 9 acontecerão por aqui, três em Fortaleza, três em Salvador e três em Recife.

 

Vale lembrar que o primeiro estádio concluído do Brasil vem do Nordeste, mais precisamente de Fortaleza.

 

Na Copa do Mundo, das 64 partidas que serão disputadas 21 acontecerão no Nordeste. Fortaleza e Salvador com 6 partidas cada, Recife com 5 e Natal com 4.

 

Fuleco é o mascote da Copa do Mundo. O Tatu-bola ameaçado de extinção vive no nordeste e foi ideia de uma ONG cearense

O reconhecimento não para por aí. Até o mascote escolhido pela entidade para representar o país vem do nordeste, e do Ceará. O tatu-bola que é uma espécie ameaçada de extinção será chamado de Fuleco, e inclusive foi ideia de uma ONG cearense.

 

O sorteio dos grupos da Copa do Mundo também acontecerá no Nordeste. A Costa do Sauípe na Bahia foi o local escolhido para o grande evento.

 

 

 

 

 

 

 

 

Dados em destaque:

 

|Copa das Confederações:

- Três sedes nordestinas de um total de seis

- 9 jogos recebidos de um total de 16

- Dois jogos do Brasil na primeira fase, podendo receber a seleção também na semi-final

 

 

|Copa do Mundo:

- Quatro  sedes de um total de dozee

- 21 jogos recebidos de um total de 64

- Um jogo do Brasil na primeira fase, caso passe em primeiro e chegue até as quartas jogará duas vezes em Fortaleza. Caso passe em segundo e vá até as quartas jogará duas vezes em Fortaleza e outra em Salvador

- Primeiro estádio concluído entre todas as sedes: Arena Castelão-Fortaleza-Nordeste

 

[Esportes] [Esportes] [Esportes] [Esportes] [Notícias]

Deixe seu comentário:

  • Tiffani Martins

    Quantas e quais as cidades da região nordeste serão sede dos jogos

    • nos

      alguma otario

  • Fernando Junior Junior

    as cidades nordestinas so tem a praia de atrativo,pq de resto so se ve lixo nas ruas e mt esgoto a ceu aberto….o turismo sexual tambem e um ´´atrativo´´aos turista estrangeiros,,,lamentavel ver goiania e florianopolis fora do evento,,nao se pode nem comprarar,,,goiania e floripa sao muito,mais muito mais estruturada do q todas as sedes nordestina e sem falar em cuiaba,a pior capital do centro-oeste,,,,,

    • Tarciso Filho

      Leia, leia, meu jovem, olha o preconceito, imbecil desletrado! o Nordeste respira cultura por todos os poros!

      • Fernando Junior Junior

        imbecil e vc,seu analfa,que cultura que vc fala,,,a do olodum,,fala serio meu caro,vc e um idiota

        • Nordestino

          Idiota é você que não sabe das culturas que o nordeste tem, ou contrario de Florianopolis e Goiania seu burro

          • Nordestino com orgulho

            Nordestino com orgulho

      • Fernando Junior Junior

        nao sou desletrado nao meu caro desinformado nordestino ridiculo e imbecil,,,,,,conheci o nordeste,,e olha q nao tenho vontade de retornar por ai,,,,,de qual cultura q vc fala,,,?,,olodum,,,as bainas,,ou as mandigas originarias da africa e aparfeiçoada no nordeste,,vcs sao ridiculos,,,

    • Nordestino

      Otário

    • Rafael

      O seu idiota é justamente por isso que foram escolhidas essas cidades para serem sedes da copa do mundo, elas precisam de infraestrutura e de verbas como essa, que so partindo de um grande evento como esse para proporcionar o desevolvimento delas, ao contrario de Goiania e Florianopolis que ja são be desenvolvidas, e falando em Cuiaba espero que vc já tenha ido la pra poder falar que ela e a pior capital do centro-oeste…BABACA.

    • Lucy

      …Que feio… Ignorância de aldeia.

    • CEARENSE DE CORÇÃO

      que se acha capaz de criticar nossas culturas e não ter nada pra ser lembrado , lembrar de que? do GUGA ta de sacanagem , que mais vcs oferecem para o Brasil seu Baitola , fuleragem, senão fumar maconha e surfar , pura vagabundagem , me diz de qual olimpiada isso vale e o que traz para o Brasil , nada ja fui na sua terra e não vi nada de mais , agora te convido pra vir a minha Fortaleza e se arrepender , pois verá do que o Cearense tem e muito a oferecer pro Brasil ….. seu força auxiliar inutil…

      • Fernando Junior Junior

        realmente,,vc nao viu nada demais por aqui,,,ja eu vi muitas coisa por ai,,,,muito esgot a ceu aberto,,,muito lixo nas ruas,,,,prais cheias de sujeira,,,esse e o nordeste,,,e isso nao sou so eu q to dizendo,,,a imprensa internacional,,norte -americana e inglesa,,,publicou uma amteria sobre a pessima infra estrutura do nordeste em geral,,,,,,,

    • Marcos

      O nordeste, caro colega desinformado, além de ter praias como atrativo, também tem como , exemplo, em Pernambuco, o Complexo Industrial de Suape, que é uns dos portos mais modernos do Brasil e que mais recebe investimentos nacionais e internacionais. então pense bem antes de falar da estrutura do nordeste, mas ficou claro aqui a sua inveja. Se conforma e vai assistir a copa pela tv. E já ia me esquecendo: turismo sexual tem em todo o Brasil e em Florianopolis e Goiana que eu nem sei em que lugar fica de tão sem relevância para o Brasil que é, nem se fala. Se essas duas cidades não foram escolhidas deve ser porque não tem infraestrutura, isso é a miaor prova. Chora.

  • Francisco Antônio

    PARA QUE TANTO DINHEIRO GASTO COM ESTÁDIOS, SE NA SEGURANÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO A DONA DILMA FAZ VISTA GROSA E DEIXA O POVO NA MÃO, ESSA SERÁ A PIOR COPA DE TODOS OS TEMPOS! FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO!

90 Minutos - Tudo Sobre a Copa

Newsletter

Cadastre-se e antecipe as jogadas!

TV DN

Facebook

Dicionário Cearense

Cheio dos pau:

Completamente bêbado

Queixudo:

Aquele que flerta